Janeiro Branco: HSJosé promove semana especial voltada ao cuidado com a saúde mental

Criciúma (SC)

O mês de janeiro é reconhecido por ser um período dedicado à importância do cuidado com a saúde mental. O Janeiro Branco traz um convite para que as pessoas possam pensar mais sobre si, suas emoções e a forma como elas afetam as suas vidas. Todos os anos, o Hospital São José de Criciúma realiza atividades especiais para mostrar a importância da data e promover uma reflexão sobre o tema. 

“O Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental. Ele foi escolhido, pois, de uma forma simbólica, é no início de ano que as pessoas tendem a refletir mais sobre suas vidas e emoções. É importante pois evidenciamos as necessidades e conscientizamos sobre a importância de falar da saúde mental e das emoções”, explica a psicóloga do Hospital São José de Criciúma, Elaine Dias.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

De acordo com a profissional, a saúde mental deve ter tratada com prioridade. “Acabamos dando importância aos cuidados do corpo físico e esquecemos que a mente também precisa de atenção e que ela não estando bem, nosso corpo físico também irá sentir. Falar sobre saúde mental em uma unidade hospitalar que está enfrentando há dois anos uma luta diária contra a Covid-19, é algo necessário e conscientizar os profissionais para este cuidado e também fazer com que eles se sintam acolhidos é fundamental”, garante Elaine.

Ações diferenciadas para esta semana

No decorrer desta semana, algumas iniciativas irão evidenciar a importância do cuidado com a saúde mental. “Para este ano preparamos as pílulas de autocuidado, onde contém uma frase para os profissionais refletirem e QRcode para participarem de um encontro virtual para conversamos sobre como tem sido o cuidado com a saúde mental na pandemia. As pílulas estão sendo entregues aos profissionais nos setores. Também colocamos um mural na entrada de funcionários para os profissionais escreverem o que motiva eles a enfrentar a pandemia”, esclarece a psicóloga.

O encontro virtual com os colaboradores do HSJosé ocorrerá no dia 27 de janeiro, a partir das 15h.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também